"O criador é aquele que faz avançar a história da moda" - Didier Grumbach

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"Coco antes de Channel"

O filme Coco antes de Channel faz juz ao prêmio que ganhou em 2010 de melhor figurino. A Maison Channel foi criteriosa ao assinar os principais looks que compõe a personagem interpretada por Audrey Tautou de Gabrielle Coco Channel, em sua fase jovem.

O grande mérito do filme é trazer referências da vida desta mulher, que pode ser considerada uma revolucionária. Coco quebrou grandes tabus, em pleno início do século XX, quando adotou uma postura feminista e libertária. Até então as mulheres nunca haviam usado roupas que mostrassem suas pernas ou tão pouco calças e trajes bem característicos do vestuário masculino. Seu comportamento também exibia uma mulher muito à frente de seu tempo, fumar em público ou dirigir carros era algo que as mulheres desse período não faziam.

Mademoiselle Channel trouxe grandes contribuições para a indústria de moda, libertando as mulheres de seus cruéis espartilhos, proporcionando mais liberdade na escolha dos tecidos e formas, como por exemplo na sua primeira coleção de peças feitas com jersey. Sua personalidade forte fez com que fosse muito admirada e frequentasse os melhores ciclos sociais parisienses, teve grandes e influentes amigos de cunho artístico e cultural, e sempre foi alvo de críticas constantes pelo seu temperamento arisco. A indústria de produtos Channel é hoje uma das mais admiradas por consumidoras de todo o mundo.


De volta ao Blog...


Olá queridos amigos do Blog História da Moda!
Após um longo período de afastamento, devido à alguns problemas de saúde, retorno ao Blog com atualizações e novas postagens. Espero que desta vez possamos aprofundar mais nossas discussões sobre moda, considerando seu conceito histórico e suas abordagens mais contemporâneas.
Gostaria de contar com a participação de todos vocês e lembrar que essa troca é muito saudável e permite ampliar nosso conhecimento sobre este tema tão interessante.
Avant, Thiago Cerejeira