"O criador é aquele que faz avançar a história da moda" - Didier Grumbach

domingo, 24 de maio de 2009

Ponto Cruz



O ponto cruz vem de épocas muito antigas, aproximadamente 500 DC. Espalhou-se pela Europa, Ásia e Estados Unidos, principalmente na Inglaterra, onde foram encontrados os primeiros trabalhos, em 1598.

Naquele tempo, o ponto cruz era para as mulheres a única escola que lhes permitia aprender junto a técnica dessa delicada arte: letras do alfabeto, borboletas, flores, casas, bordas floridas e as famosas amostras (samplers - na língua inglesa). Nos motivos, apareciam a assinatura de quem realizava o trabalho, a data e as vezes a idade da bordadeira.

Nos dias atuais em muitas comunidades ainda se encontram trabalhos manuais envolvendo diversas técnicas, tais como: ponto cruz, ponto cheio, vagonite, ponto corrente, ponto português, ponto folha, ponto atrás, rococó, entre outros.

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi professor,
Que legal seu blog.
Estava pesquisando na internet roupas do seculo XVII. Sou jornalista e estou me formando em Artes Cenicas pela Universidade dé Brasília. Esse semestre vou apresentar um classico de Molière "AS PRECIOSAS RIDICULAS" O meu personagem é o Mascarille. Então, o tema que vamos trabalhar quanto ao figurino é "Toalet". Ou seja, penso em consefeccionar a minha roupa utilizando cortinas de banheiro e outros aderesos... o meu e-mail é marcosdflegal@hotmail.com caso seja possível adicionar-me... obrigado... sou de Brasília e tenho 28 anos.

Thiago Cerejeira disse...

Oi Marcos,

Já está adicionado...
Fico feliz com seu trabalho, Moliére é um dos meus prediletos no teatro.
Grande abraço!

danubia rocha disse...

Muito legal seu blog.Eu adoro moda. Não só me vestir bem, mas entender este processo complexo que é se comunicar sem palavras, ou seja pelo modo em que nos apresentamos ao mundo.A moda é uma das formas de linguagem mais antigas do homem. Estudo Letras e sou apaixonada pela moda e sua trajetória pela história.Valeu!

Visite também meu blog.

Parabéns!

Danubia Rocha

Maria Octavia disse...

Olá, fiquei feliz em encontrar seu blog, pois estou estudando para o vestibular de Moda e conceitos básicos em explicações descomplicadas como os que encontrei aqui foram de muita utilidade. espero que você continue, inclusive, a falar sobre outras épocas como os anos 60!
um abraço :)

Karina Nogueira disse...

Olá! Adorei seu blog!Sou de uma cidade do interior de MG, fiz corte & costura aos 14 anos, agora com 29 reascendeu meu interesse de aprofundar-me no assunto ,visto que aqui uma cidade interiorana é complicado realizar algo.Parabéns!
Tudo de bom!

balloona disse...

schöner teppich
http://ballooflickr.blogspot.com/
http://balloona.thumblogger.com/home/
http://balloonaprivat.thumblogger.com/home/
http://www.my-dirty-hobby.com/?sub=9127

Anônimo disse...

Olá,

Adoro blogs relacionados a moda.

Um bjo e se tiver um tempo vá conhecer o meu se gostar deixe um recadinho.

www.garotaantenada.wordpress.com

Barbara Campos disse...

ola thiago adorei seu blog muito bom estava fazendo alguams pesquisas rotineiras e por acaso encontrei seu blog q e muito informativo e arrojado parabéns tudo de bom!

@Grazielepacheco disse...

Olá!
Estudo indumentária e adorei saber que tem um blog falando sobre a história da moda!
Quero ser historiadora e pesquisadora de moda. vc sabe em que lugar da terra posso me expecializar nisso??
rs.
bjo bjo

graziele pacheco.
www.grazielepacheco.blogspot.com
@grazielepacheco

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog achei demais.


Vá conhecer o meu .

www.todabeleza.com.br

bjokas

Rose disse...

Não Estudo Moda , mas me interesso pelas roupas do Sec. XVIII. Gostaria de mais detalhes sobre as roupas de jovens rapazes que usavam naquela época.