"O criador é aquele que faz avançar a história da moda" - Didier Grumbach

sábado, 9 de julho de 2011

A BELLE ÉPOQUE AMAZONENSE


Salon de La Mode (Fonte: Arquivo SENAI/RN)


A Belle Époque é sem dúvida um dos períodos mais marcantes do século passado. A tradução do francês que a intitula “A Bela época", resume um período próspero, muito celebrado em vários países no mundo. Era um momento de bastante euforia, devido aos avanços da Revolução Industrial, que fez surgir, na sociedade, uma representativa classe emergente.


A frança ditava as tendências e no Brasil seguia-se a moda européia, ainda que nosso clima não comportasse tais padrões. Mesmo assim homens e mulheres insistiam em reproduzir os hábitos franceses.



Era comum ouvir as pessoas conversando em francês nas ruas. Algumas chegavam ao ponto de enviar suas roupas, de navio, para serem lavadas em Paris, pois acreditavam que aqui ainda não se sabia lidar com tecidos nobres. Influências artísticas do Art Noveau e do Impressionismo também foram bastante difundidas por aqui.



O estado do amazonas destacou-se pelo boom do extrativismo. Seus seringais chegaram a ser responsáveis por cerca de quase cem por cento da produção mundial. Manaus era uma das cidades mais promiss

oras neste princípio de século XX no mundo, e se tornou um grande pólo cultural. O período áureo da borracha fez com que os lucros obtidos com a venda do látex fossem investidos na cidade. Datam desse período, construções monumentais e sofisticadas como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça e o prédio da Alfândega. Além disso, a cidade, que antes tinha ares de aldeia, ganhou uma estrutura impressionante com passeios públicos, praças eboulevards, chegando a ser chamada de a "Paris dos Trópicos".




por Thiago Cerejeira


5 comentários:

Anônimo disse...

Por favor,NUNCA abandone seu blog, é maravilhoso e eu estou aqui sempre lendo!

Rafaella Brito disse...

O título se encaixa perfeitamente, já que foi mesmo "A bela época". Existem épocas nas quais eu gostaria de ter vivido. Essa é uma delas.

luanna disse...

nunk abandone o seu blog por causa de uma critik ruim.......

sempre siga o seu coraçao......
MAIS LEMBRESSE USE O SEU CORAÇAO COM A RASAO

Kelyson Oliver disse...

Adorei o texto <3

Guilherme Silva disse...

A um css, um html e javascript nesse blogger