É uma pergunta que sempre me fazem. Elas surgem a cada nova estação e podem influenciar as pessoas ou não. Algumas chegam a durar várias temporadas, enquanto outras sequer dão o ar da graça.
Qualquer manifestação de caráter artístico está diretamente ligada a um processo de inspiração. Na moda isso acontece de forma muito interessante, pois os criadores buscam e bebem em várias fontes para se inspirar e produzir sua obra final. As opções são muitas, podem ir desde uma viagem a um lugar exótico, até uma overdose fashion, com releituras de várias épocas em um só visual.
Os elementos étnicos se baseiam no conjunto de características marcantes, hábitos e crenças de um determinado grupo racial ou etnia. Costumes, tradições, folclore e trajes são algumas das principais representações do estilo étnico. O vestuário, através da moda, absorve estas simbologias e promove uma reinvenção desses conceitos. Estampas, padronagens, texturas, bordados e elementos artesanais, são utilizados com ênfase por novas tecnologias têxteis e resultam em modernos padrões estéticos e visuais.
A riqueza natural amazônica atrai olhares de todo o mundo, devido à sua exuberante fauna e flora. Dela se conseguem extrair muitos elementos que podem adquirir formas e utilidades diversas. Existe atualmente, um grande investimento das indústrias de cosméticos, que fabricam produtos de estética, tendo na composição frutos e vegetais, oriundos da floresta. Babaçú, andiroba, açaí, cupuaçu, dentre outros estão presentes na fórmula de cremes, shampoos e colônias, representando além de fragrâncias exóticas, uma alternativa ecologicamente correta e um modelo de sustentabilidade a ser seguido.
No passado, os índios já detinham o conhecimento sobre muitas das propriedades destes elementos. Sabiam, por exemplo, que o urucum, além de ser excelente para produzir tinta e pintar o corpo, possuía ainda substância que protegia a pele dos raios solares. Uma bela proteção natural UVA/UVB, não?
Com tudo isso, é impossível não se render à riqueza cultural, que temos em mãos, para se inspirar e criar.
Suyane, desfile m-officer
Tatuagem indígena /tatoo moderna
Urucum ou outros frutos citados
Acessório indígena - brinco ou colar ou adorno de penas
3 comentários:
Olá! Estou a procura de assuntos relacionados a história da moda e encontrei seu blog! Interessante ler sobre onde surgem as tendências, pretendo fazer moda ano que vem e é bom eu já ir conhecendo mais sobre o assunto!
Bjs
Gabi
Oi,Thiago!!
Primeiramente, parabéns pelo trabalho e compromisso em difundir conhecimento de modo gratuito, para quem deseja aprender.
Também me chamo Thiago e há tempos acesso seu blog para ler suas publicações. Sou estudante de artes Plásticas e pretendo seguir profissionalmente na área da moda. Acho bastante válido ter explícito o entrelaçamento da arte, da moda com a história. Elas são o reflexo dos desdobramentos históricos realizados pelo homem. Justa a sua visão sobre isso.
Espero podermos trocar mais ideias sobre o assunto. Para mim seria bastante produtivo!
Deixo meu e-mail, para que possamos nos comunicar[ortizth@gmail.com].
Mais uma vez, parabéns pela proposta.
Obrigado!
Grande abraço!
TH.O
Olá!Meu nome é Fernanda,sou estudande de automação industrial no Ifmg-campus Ouro Preto.Minha professora de portugês propôs vários temas a turma para a realização de um trabalho e o tema do meu grupo foi:Influência indigena na moda.Eu e minhas amigas,durante nossa pesquisa encontramos seu site, e o achamos muito bom.Não estamos encontrando muito sobre o assunto seria possivél você nos indicar algum site comfiavél,alguma fonte para nossa pesquisa? Desde já agradeço! :D Parabéns pelo trabalho!!!
Postar um comentário