"O criador é aquele que faz avançar a história da moda" - Didier Grumbach

quinta-feira, 5 de junho de 2008

E quanto ao surgimento da moda propriamente dita?

Vejamos,


A moda vai estar bem mais relacionada ao mecanismo social em que estamos inseridos do que propriamente com as roupas.


Então, sempre que escolhemos algo para vestir, estamos considerando uma série de fatores como: padrões sociais, estéticos, culturais. Queremos transmitir algo, mesmo quando nos vestimos da maneira mais comum, as interferências de nosso humor refletem-se claramente em nossas escolhas.




O mecanismo de Moda que temos hoje começou no fim da Idade Média e início da Renascença (1350 d.C.) e é um fenômeno conceitualmente ocidental, ou seja, estaremos inicialmente discutindo aspectos essencialmente europeus.



O Nascimento da Vênus - 1483 - Sandro Boticelli

É um momento que vai ser determinado por uma mudança de pensamento.

O homem começa a questionar fatores existenciais e a separar a fé da razão, surgindo assim uma nova visão, voltada para a natureza e ciência.

Com o declínio do Feudalismo, começam a se formar vilarejos e cidades, onde a burguesia passa a prosperar e se desenvolver economicamente.

E é essa burguesia, insatisfeita com suas condições sociais, que vai impulsionar o surgimento de várias mudanças no vestir.

Isto porque esta classe proletária vai se projetar na nobreza e com isso, passar a querer ter sua imagem. Daí o mecanismo de copiar o que vestiam, a maneira como se portavam, hábitos, etc.

E eis que surge a moda....






Nenhum comentário: