"O criador é aquele que faz avançar a história da moda" - Didier Grumbach

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Século XIX - Romantismo (1820-1840)

O período romântico no século XIX irá definir uma transformação gradual no visual anterior, a moda império.





O Romantismo estrapolava as concepções racionalistas do Iluminismo e exaltava a criatidade e a emotividade.








Há a volta da influência francesa para os trajes femininos, enquanto que os ingleses continuam definindo as regras para o masculino.



De modo geral a roupa feminina ganha as seguintes variações:

  • Silhueta fluida, porém mais ornamentada;
  • Formato cônico, com uso de anáguas;
  • Diminuição do comprimento dos vestidos;
  • Mangas bufantes, que iniciam-se curtas e aumentam de volume depois (manga pernil);
  • Penteados anelados;
  • Maquiagem discreta, quase natural, com rosáceas nas maçãs do rosto;
  • Joiás como complemento dos decotes, sempre rebaixados e com obros caídos;
  • Cintura volta para seu lugar, com uso do corpete;
  • Chápeu boneca;
  • Leques;
  • Sapatos de salto baixo e ponta arredondada;




A referência masculina da época é o dandismo, um estilo que será fundamental para a compreensão do homem contemporâneo, criado por George Brummell.




O Dandy era de certa forma:


  • Austero e imponente, educado e sofisticado;
  • Roupas extremamente justas faziam parte do seu look: calça, camisa e colete;
  • Golas altas e engomadas, preenchidas com o plastron;
  • A cartola;
  • A barba;


Algumas sátiras da época tentam representar o estilo de vida de homens e mulheres, além de enfatizarem os excessos e exageros cometidos por alguns, visto que no dandismo por exemplo, muito de sua essência original foi desvirtuada.



Era como se à mulher tivesse sido dada uma aparência frágil e essencialmente infantil.


O Dandismo de Brummel é muito importante para a moda, pois institui o conceito de "ter estilo". Independe de aspectos relacionados à nobreza ou à status familiar e vai ao encontro do apuro estético na escolha do que vestir e de como se portar.


9 comentários:

Givaldo Silva disse...

GOSTEI MUITO DO BLOG, SOU ATOR E ESTOU COM UMA ESQUETE QUE FALA SOBRE MACHADO DE ASSIS O NOSSO FIGURINO É FEITO DE JORNAL, E PRECISAVAMOS DE ALGUM MATEIAL QUE FOSSE UTIL PARA NOSSSA PESQUISA E ESSE BLOG FOI MUITO BOM, PARABÉNS!

Anônimo disse...

adorei o blog. muito esclarecedor e muito interessante. ajudou me mt num trabalhao sobre o romantismo no sec. XIX. brigadao

Unknown disse...

gostei do blog ajudou-me bastante na minha pesquisa

Thiago May disse...

gostei muito esse blog vai me ajudar bastante na matéria de português

Anônimo disse...

Olá sou historiadora de arte, chamo-me Liliana e vivo em Portugal!Encontrei o teu blog numa das minhas pesquisas sobre história da moda para um trabalho de investigação de azulejaria e adorei!muitos parabéns, espero que continues...porque estás as produzir um trabalho de qualidade...

Anônimo disse...

Adorei este blog, e ajudou-me muito nos meus trabalhos de pesquisa! Muitos parabéns.

Anônimo disse...

KIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIU

Anônimo disse...

adorei o blog!! Me ajudou mtto no meu trabalho de literatura...
parabéns!!!

Anônimo disse...

mtoo bom esse blog
achei tdo o qu eu precisava
parabénss!