"O criador é aquele que faz avançar a história da moda" - Didier Grumbach

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Século XVIII


As novas concepções de pensamento, advindas do Iluminismo, e as correntes artísticas do Barroco e Rococó, marcam fundamentalmente o Século XVIII.

O retrato do momento é o de uma aristocracia ociosa, que levava uma vida extremamente luxuosa.




A imagem da rainha Maria Antonieta, da França, é extremamente associada a esse período, devido à sua contribuição para mudanças no comportamento e no estilo da época, com suas extravagâncias. Pode ser considerada a maior mecenas cultural da época.





E é em função dela que surge a primeira figura de um costureiro ou criador.
Rose Bertin era responsável pela criação de seus vestidos e adereços. Há também aqui a imagem muito forte do que viria a ser o precessor de um cabelereiro.





De um modo geral se copiava o que era lançado na Corte de Versalhes:
  • Vestidos amplos, volumosos e pregueados, alguns em forma de saco;
  • Corpetes mais folgados;
  • As panniers e as farthingales na armação das saias;
  • Penteados exuberantes e altíssimos, com enchimentos e elementos decorativos;
  • Maquiagem empoada e mosquettes;
  • Chápeus enormes e com muitas plumas de animais nobres;

O visual masculino tinha a seguinte estrutura:

  • Casaco (justaucorps) ajustado na cintura;
  • Coletes bordados;
  • Calções extremamente justos;
  • Lenços originados das golas da chemise, muito volumosos, no pescoço;
  • maquiagem empoada com mosquettes;

15 comentários:

Anônimo disse...

Por que a sola nos sapatos de Christian Louboutin é vermelha? Esta é uma pergunta que foi formulada muitas vezes ao gênio e esta é sua explicação:
"Bom, é uma história muito comprida… No início da minha carreira, me encontrava desenhando meus sapatos um dia inspirado no Pop Art de Andy Wharhol e de repente notei que ao sapato que ilustrava no papel faltava alma, não me transmitia o mesmo que minha referência artística. Por aquele então eu tinha uma empregada doméstica bastante inútil que passava as horas vagas pintando as unhas, me aproxime a ela e sem pensar lhe arrebatei seu esmalte vermelho e desenhei com ele as solas dos meus sapatos… O resto é história. Meus clientes adoraram a idéia e me animaram a seguir utilizando o mesmo design nas coleções seguintes, convertendo-se assim no selo da casa."


http://mi-cajon.blogspot.com/

Silvio Gondim disse...

tá ótimo cara... me ajudou bastante

Rita Machado/6.E/Alijó disse...

tá óptimo meu bem ao contrário né me ajudou bastante sóque queira que descrevesse o vestuário nao queria as imagens max ta bom dou:
SATISFAZa BASTANTE só dou excelente se me poserem a descriçao do vestuario ne!!!
dou os meus parabéns a quem anunciou a internet teve bué trabalho

Anônimo disse...

A 5ª imagem (de cima pra baixo) neste post NADA tem a ver com século XVIII!!! A imagem da esquerda é de um vestido da década de 1830 e a da direita, de um vestido de meados da década de 1890 à 1905.

Anônimo disse...

tah otimo querido adorei! me ajudou muito pois estou fazendo uma releitura do século XVIII.
parabéns!!
milena estudante de moda.

Anônimo disse...

muito bom seu post! estava procurando roupas dessa época e vou sempre visitar aqui quando precisar de mais! muito sucesso pra vc!

marie disse...

EU ESTAVA PROCURANDO INFORMAÇOES SOBRE UM FILME QUE ASSISTI ANOS ATRAS E NAO CONSIGO LEMBRAR O NOME, E ENCONTREI VC. ACHO QUE PODE ME AJUDAR, É UMA FILME ACHO Q DOS ANOS 50, SOBRE UMA SIMPLES E IDOSA POBRE INGLESA QUE SONHA COMPRAR UM VESTIDO de CHRISTIAN DIOR E CONSEGUE REALIZAR SEU SONHO ,INCLUSIVE PARTICIPANDO DE UM DESFILE DIOR.O FILME É LINDO E TEM ATÉ ROMANCE. SE VC CONHECE O FILME E PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO MUITO.

Anônimo disse...

adorei seu site principalmente nas roupas de maria antonieta.sou fascinado por ela então quando vejo uma otima descriçao, me entusiasmo mais ainda.
adorei o blog espero que visitem a partir do 30/04/11 o blog biovidagabi.blogspot.com, pois ira tratrar de varios assuntos inclusive moda.
bjusss

Anônimo disse...

adorei seu blog faço moda e achei o texto mt bom e as afirmaçoes sao verdadeiras e isso ée mt importante pq estou estudando isso as imagens são ótimas mt bom parabéns!

Arte e Poesia disse...

Muito bom o blog, vai ajudar-me no desfile cívico.

Nalva Araújo disse...

Gostei muito do conteúdo do seu Blog,usei pra um trabalho de Artes sobre Moda do século XVII ao século XXI.

Obrigada,um abraço!

Laura disse...

Adorei esse blog me ajudou no meu trabalho inteiro,esse blog ficou muito criativo e interessante eu não queria ler mais quando eu li esse blog eu fiquei tão interessada e continuei a ler.

Parabenns

Laura disse...

Adorei esse blog me ajudou no meu trabalho inteiro,esse blog ficou muito criativo e interessante eu não queria ler mais quando eu li esse blog eu fiquei tão interessada e continuei a ler.

Parabenns

Patricia Souza disse...

Olá Thiago, gostei muito do seu blog já estou seguindo!
Me chamo Patrícia e estou fazendo especialização em comunicação e criação de moda e estou pesquisando sobre a história da jóia principalmente no século XVII se caso você tiver alguma contribuição que possa me dar sobre livro, artigo ou algo assim ficarei grata!
Meu mail: pattyhelena@gmail.com

Conheça meu blog: www.pattyarts-artesanato.blogspot.com
www.devaneioscomcafeechantilly

Dênisson disse...

Eu gostei dessa postagem, e até usei-a como base de informações para a descrição do quadro "The blue boy" http://qhistoriad.blogspot.com.br/2013/04/descricao-de-blue-boy.html).BOm trabalho.